PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
Conheça o Ceará através de seus homens e fatos

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


Sábado, 25 de Outubro de 2014

FATOS HISTÓRICOS

Nesta opção você tem acesso, em ordem cronológica simples, a mais de 30.000 fatos da História do Ceará. Esses Fatos históricos foram coletados a partir de várias fontes, entre elas artigos das Revistas do Instituto do Cearáe vários outros livros, destacando-se Cronologia Ilustrada de Fortaleza - do Arquivista Miguel Ângelo de Azevedo - Nirez.

Tecnicamente a pesquisa ainda é limitada a um verbete (ou seja, uma palavra apenas por vez) ou por datas para localizar o fato da história de seu interesse.

Boa pesquisa.

Data

Fato Histórico relevante para o Ceará

Apresentamos os registros 61 a 70 do total de 122 registros.

Primeiros Anteriores Próximos Últimos
28/Fevereiro/1962 fonte de dados O crítico literário Carlos Pontes, em sua seção, registra que esteve em Fortaleza o norte-americano Fred P. Ellison, professor de Português da Universidade do Texas e diretor do seu Centro de Estudos Latino-Americanos, adiantando que o visitante veio conhecer o ambiente onde tem ação o romance ‘As 3 Marias’ de Raquel de Queiroz, de cuja tradução para o inglês estava encarregado.
07/Julho/1962 fonte de dados assassinado, em Fortaleza, com três tiros de revólver, pelo comerciante Haroldo Pessoa de Queiroz, o corretor de carros José Onofre Ribeiro, de 45 anos, ex-goleiro do futebol cearense.
09/Novembro/1962 fonte de dados Tarde de autógrafos na Imprensa Universitária, sendo lançados os seguintes livros: ‘Positivismo e Evolucionismo na crítica de Farias Brito’ e ‘Crítica Social de Eça de Queiroz’, da autoria de Djacir Menezes; ‘A Rua e o Mundo’, de Fran Martins e ‘Iguatu’ de Alcântara Nogueira.
1963 fonte de dados Fortaleza: a primeira turma a concluir o curso de Arte Dramática da UFC é formada por Gracinha Soares, Edilson Soares, José Humberto Cavalcante, Aileda Cavalcante, Marcus Fernandes Studart Dória, Emiliano Queiroz e llclemar Nunes. O penúltimo transferiu-se para o Rio de Janeiro e alcançou notoriedade na televisão com sua criação de Dirceu Borboleta na novela O Bem Amado, de Dias Gomes.
22/Setembro/1963 fonte de dados Recebe o sacramento da ordem, na Igreja da Prainha, em Fortaleza, o padre José Olavo Rodrigues de Queiroz.
Concluem o curso juntamente com ele, mas se ordenam nas sedes de suas respectivas dioceses, os padres Jairo Linhares, José A. Saraiva e José Maria Aguiar (Sobral), Juraci Alves e Luís Barbosa Leite (Alagoas), Manuel Barbosa de Lucena, Manuel Xavier e Matias Patrício (Natal) e Gerson Pereira (Maranhão).
O padre José Olavo nasceu em Jaguaribe em 24 de novembro de 1936, sendo filho de Mário Rodrigues da Silva e Eunice Rodrigues da Silva.
30/Novembro/1963 fonte de dados Ordenação, na Igreja do Coração de Jesus, de dois novos sacerdotes: um, cearense e outro, paraense - respectivamente padre Antônio Edvar de Sousa e frei Alberto de Abaetetuba, sendo o ato oficiado por D. Emiliano José Lonati, bispo prelado de Grajaú, Maranhão.
08/Abril/1964 fonte de dados Empossa-se na presidência da PETROBRAS o marechal Ademar Queiroz.
28/Maio/1965 fonte de dados fundada a Associação Cearense dos Professores de Inglês, sendo eleita a seguinte diretoria; Presidente: Ary Oton Sidou; vice: João Hipólito Campos de Oliveira; 1.° Secretário: José Cândido Marques Cavalcante; 2.° Secretário: Fernando de Araújo Costa; tesoureiro, Luis Geraldo Miranda Leão; Diretores Paulo César Queiroz Serra e Clóris Randal Janja; Oradores: Inácio Montenegro e José de Anchieta Espíndola Cavalcante.
20/Dezembro/1965 fonte de dados Reportagem de Helder Feitosa com fotos de Vieira Queiroz, enviados especiais do D .A.
à cidade de Tauá, sobre ‘Frei Damião, o Apóstolo da Fé’.
05/Janeiro/1966 fonte de dados Falece no Pronto Médico o Dr. Djacir Queiroz Sampaio, psiquiatra daquele hospital, do Banco do Brasil e da Casa de Saúde São Gerardo.
Casado com D, Maria do Carmo Teixeira Sampaio, deixa 3 filhos: José Valter, Vitor Hugo e Djacir Filho.