PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
Conheça o Ceará através de seus homens e fatos

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


Quinta-Feira, 28 de Agosto de 2014

FATOS HISTÓRICOS

Nesta opção você tem acesso, em ordem cronológica simples, a mais de 30.000 fatos da História do Ceará. Esses Fatos históricos foram coletados a partir de várias fontes, entre elas artigos das Revistas do Instituto do Cearáe vários outros livros, destacando-se Cronologia Ilustrada de Fortaleza - do Arquivista Miguel Ângelo de Azevedo - Nirez.

Tecnicamente a pesquisa ainda é limitada a um verbete (ou seja, uma palavra apenas por vez) ou por datas para localizar o fato da história de seu interesse.

Boa pesquisa.

Data

Fato Histórico relevante para o Ceará

Apresentamos os registros 61 a 70 do total de 122 registros.

Primeiros Anteriores Próximos Últimos
28/Fevereiro/1962 fonte de dados O crítico literário Carlos Pontes, em sua seção, registra que esteve em Fortaleza o norte-americano Fred P. Ellison, professor de Português da Universidade do Texas e diretor do seu Centro de Estudos Latino-Americanos, adiantando que o visitante veio conhecer o ambiente onde tem ação o romance ‘As 3 Marias’ de Raquel de Queiroz, de cuja tradução para o inglês estava encarregado.
07/Julho/1962 fonte de dados assassinado, em Fortaleza, com três tiros de revólver, pelo comerciante Haroldo Pessoa de Queiroz, o corretor de carros José Onofre Ribeiro, de 45 anos, ex-goleiro do futebol cearense.
09/Novembro/1962 fonte de dados Tarde de autógrafos na Imprensa Universitária, sendo lançados os seguintes livros: ‘Positivismo e Evolucionismo na crítica de Farias Brito’ e ‘Crítica Social de Eça de Queiroz’, da autoria de Djacir Menezes; ‘A Rua e o Mundo’, de Fran Martins e ‘Iguatu’ de Alcântara Nogueira.
1963 fonte de dados Fortaleza: a primeira turma a concluir o curso de Arte Dramática da UFC é formada por Gracinha Soares, Edilson Soares, José Humberto Cavalcante, Aileda Cavalcante, Marcus Fernandes Studart Dória, Emiliano Queiroz e llclemar Nunes. O penúltimo transferiu-se para o Rio de Janeiro e alcançou notoriedade na televisão com sua criação de Dirceu Borboleta na novela O Bem Amado, de Dias Gomes.
22/Setembro/1963 fonte de dados Recebe o sacramento da ordem, na Igreja da Prainha, em Fortaleza, o padre José Olavo Rodrigues de Queiroz.
Concluem o curso juntamente com ele, mas se ordenam nas sedes de suas respectivas dioceses, os padres Jairo Linhares, José A. Saraiva e José Maria Aguiar (Sobral), Juraci Alves e Luís Barbosa Leite (Alagoas), Manuel Barbosa de Lucena, Manuel Xavier e Matias Patrício (Natal) e Gerson Pereira (Maranhão).
O padre José Olavo nasceu em Jaguaribe em 24 de novembro de 1936, sendo filho de Mário Rodrigues da Silva e Eunice Rodrigues da Silva.
30/Novembro/1963 fonte de dados Ordenação, na Igreja do Coração de Jesus, de dois novos sacerdotes: um, cearense e outro, paraense - respectivamente padre Antônio Edvar de Sousa e frei Alberto de Abaetetuba, sendo o ato oficiado por D. Emiliano José Lonati, bispo prelado de Grajaú, Maranhão.
08/Abril/1964 fonte de dados Empossa-se na presidência da PETROBRAS o marechal Ademar Queiroz.
28/Maio/1965 fonte de dados fundada a Associação Cearense dos Professores de Inglês, sendo eleita a seguinte diretoria; Presidente: Ary Oton Sidou; vice: João Hipólito Campos de Oliveira; 1.° Secretário: José Cândido Marques Cavalcante; 2.° Secretário: Fernando de Araújo Costa; tesoureiro, Luis Geraldo Miranda Leão; Diretores Paulo César Queiroz Serra e Clóris Randal Janja; Oradores: Inácio Montenegro e José de Anchieta Espíndola Cavalcante.
20/Dezembro/1965 fonte de dados Reportagem de Helder Feitosa com fotos de Vieira Queiroz, enviados especiais do D .A.
à cidade de Tauá, sobre ‘Frei Damião, o Apóstolo da Fé’.
05/Janeiro/1966 fonte de dados Falece no Pronto Médico o Dr. Djacir Queiroz Sampaio, psiquiatra daquele hospital, do Banco do Brasil e da Casa de Saúde São Gerardo.
Casado com D, Maria do Carmo Teixeira Sampaio, deixa 3 filhos: José Valter, Vitor Hugo e Djacir Filho.