PORTAL DA HISTÓRIA DO CEARÁ
Conheça o Ceará através de seus homens e fatos

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017


retorna

Fatos Históricos relevantes para o Ceará
Datas e
Fontes de dados
Foram localizados 30565 registros.
Apresentamos os Registros de 10921a 10940.  Ir para os   Primeiros . Anteriores . Próximos . Últimos .

16/Agosto/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - agosto - 16 - A Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-CE, entrega a Medalha de Advogado Padrão a oito profissionais.
Os homenageados são Raimundo Oliveira Borges, Moacir Macedo de Albuquerque, Stênio Carvalho Lima, Agamenon Frota Leitão, José Cordeiro Damasceno, Luís Cruz de Vasconcelos, Clayton Marinho e Donato Ângelo Leal.
A solenidade de premiação ocorre a partir das 18 horas no auditório do Hotel Caesar Park.

22/Agosto/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - agosto - 22 - Inaugurada na manhã, pelo governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) e pelo secretário da Segurança Pública e Defesa da Cidadania - SSPDC, general Cândido Vargas Freire, e sede do 30º Distrito Policial, no Conjunto São Cristóvão, com as presenças da Procuradora Geral de Justiça - PGJ, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, e o superintendente da Polícia Federal, Wilson Nascimento, além de delegados da Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Na ocasião, o governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) ressaltou o papel dos conselhos comunitários no combate à violência.
Foram re-inaugurados também o 9º DP, no Vicente Pinzón e o 17º DP, na Vila Velha.

27/Agosto/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - agosto - 27 - O ex-presidente do Fortaleza Sporting Club, José Nestor Falcão Filho, 52 anos, faleceu na tarde desta terça-feira em conseqüência de insuficiência cardíaca.
Falcão, que era aposentado, foi conselheiro do clube no período de 1985 a 1986.

31/Agosto/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - agosto - 31 - Inaugurada à noite a Casa da Comédia Cearense, na Rua Major Pedro Sampaio nº 1190, no Rodolfo Teófilo, iniciativa dos atores Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra) e Hiramisa Serra.
Na ocasião, foi entregue o troféu "Tripé", honraria destinada a personalidades que apoiaram os trabalhos realizados pela trupe Comédia Cearense, nos seus 45 anos de existência.
Um dos objetivos do novo espaço é preservar a história do teatro cearense.
Os agraciados foram o jornalista Edilmar Norões (TV Verdes Mares); a jornalista Wanda Palhano (O Estado); o empresário Demócrito Dummar (O Povo); o jornalista José Anderson Sandes (Diário do Nordeste); o jornalista Armando Vasconcelos (TV Cidade); o jornalista Fernando Eugênio (TV Jangadeiro); o jornalista Roberto Moreira (TV Diário); o jornalista Godofredo Pereira (TV Ceará); o educador Roberto de Carvalho Rocha (Colégio Christhus); Márcio de Souza (Presidente da Funarte); o empresário Álvaro Jarreta (Grupo Pão de Açúcar) e a beletrista Fernanda Maria Romero Quinderé (Fernanda Quinderé) (50 anos de arte).

Agosto/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - agosto - Com a data de jun/jul/ago-2002, Sai o Ano I, nº 01 do jornalzinho Nossas Vozes, dos Mercadinhos São Luís, de distribuição gratuita, sem indicação de editor ou responsável pela publicação.

Agosto/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - agosto - Vândalos quebram o busto do presidente Franklin Delano Roosevelt que se encontrava na Praça que tem o seu nome, no Jardim América, que é retirada do local, restando apenas o pedestal.
Fora inaugurada no dia 08/05/1946.

07/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 07 - No Dia da Pátria, a Associação Cearense de Imprensa (ACI) com apoio da 10ª Região Militar, da Prefeitura de Fortaleza e do Instituto do Ceará inaugura busto do jornalista Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), às 11 horas, na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio Militar.
O homenageado foi o autor do projeto de lei, em 1934, que criou o Dia da Pátria (7 de setembro).
O projeto foi posto em prática por ato do então presidente Getúlio Vargas.
Foi deputado federal em 1933, secretário estadual da Fazenda e interventor no Estado em 1946 e em 1947.
Fundou a Associação Cearense de Imprensa - ACI, era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Academia Cearense de Letras - ACL, e foi mordomo da Santa Casa de Misericórdia.

09/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 09 - Morre o professor Odilon Gonzaga Braveza (Odilon Braveza), às 18h, vitima de uma embolia pulmonar.
Tinha 91 anos e continuava trabalhando normalmente no Colégio Odilon Braveza, onde era diretor.
Seu sepultamento realizou-se às 10h, no Cemitério Parque da Paz, após missa de corpo presente.
Nascera em 25/03/1911, em Pacoti.
Era formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará.
Foi diretor do Colégio São João e do Colégio Estadual Liceu do Ceará.
Fora agraciado, em 1995, com o Troféu Sereia de Ouro.
Era detentor do Título de Cidadão de Fortaleza e da Medalha Justiniano de Serpa.

11/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 11 - Incêndio criminoso destrói mais de 50 barracos na Vila Cazumba, no Conjunto Tancredo Neves, pela manhã.
Ninguém sai ferido.
O acusado do crime, o pintor Sandro Michel Lima Pereira, é preso por policiais militares e autuado em flagrante na Delegacia do 13º Distrito Policial (Cidade dos Funcionários).

12/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 12 - A jornalista carioca Fernanda Maria Romero Quinderé (Fernanda Quinderé) recebe, à noite, no Ideal Clube, o título honorário de Cidadã Cearense, concedido pela Assembléia Legislativa do Estado.
Na mesma ocasião, Fernanda, apresentadora do programa "Ponto de Encontro", da TV Diário, lançou seu livro de poesias intitulado de Mulher Azul.
Figura conhecida no meio artístico cearense, teve, como atriz de teatro e de cinema, relevantes trabalhos em nível nacional.
Foi diretora artística do Teatro José de Alencar e foi presidente da Fundação Amigos do Teatro José de Alencar.

16/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 16 - Quatro homens usando fuzis calibre 5,56 milímetros seqüestram, pela manhã, o empresário Alexander Diógenes Ferreira Gomes "Alex", proprietário da rede ACC Card.
Ele havia saído de seu apartamento, localizado na Avenida Beira-Mar, por volta das nove horas, na sua camioneta Pathfinder blindada de cor preta e placa CIB-2900.
Estava acompanhado de seu motorista, e era escoltado ainda por dois seguranças de sua empresa `Lock Segurança`, que seguiam a Pathfinder no Gol azul, placa HVW-6923.
Um dos seguranças, Frederico Petrônio Maia, foi morto ao reagir.

17/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 17 - A Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Bevilaqua é outorgada, à noite, em solenidade realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, no Cambeba.
Os agraciados são personalidades e entidades que, direta ou indiretamente, prestaram serviços relevantes a causa da Justiça, a desembargadora Águeda Passos Rodrigues Martins, Corregedora Geral da Justiça; deputado federal Francisco Ariosto Holanda, secretário estadual de Ciência e Tecnologia; deputado estadual Carlos Mauro Benevides Filho, presidente da CPI do BEC; desembargador Jaime de Alencar Araripe (in memoriam); desembargador Raimundo Catunda (in memoriam), desembargador Raimundo Hélio de Paiva Castro; o jurista Miguel Aragão; os servidores Manuel Antônio de Almeida, Francisca Célia Gomes Rodrigues e o Sistema Verdes Mares de Comunicação do Grupo Edison Queirós.
A Medalha Clóvis Beviláqua é a maior honraria do Poder Judiciário do Ceará, destacando valores individuais, intelectuais e morais dos agraciados.

19/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 19 - Francisco Taylor Teixeira de Lavor, que adotou o codinome ``Mão Branca`` na vida profissional, morre na madrugada, por volta dos 15min, acometido por uma infecção generalizada.
Havia dois meses e seis dias internado no Hospital de Messejana, depois de sofrer duas paradas cardíacas e duas ressuscitações, no dia 12 de julho, quando trabalhava na Assembléia Legislativa - onde era assessor parlamentar.
Às 16 horas, o corpo foi sepultado, no Cemitério da Paz.
Taylor foi um dos pioneiros na TV do Ceará, no começo da década de 70, dos programas policiais.
Sua trajetória pelas telas cearenses ficou marcada por reportagens somente com a câmera, microfone e uma mão coberta por uma luva branca, narradas por sua voz grave.

19/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 19 - O sistema carcerário do Ceará ganha mais uma unidade.
Na manhã de ontem foi inaugurado, no município de Itaitinga, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II - IPPOO II, com capacidade para 492 detentos.
A ocupação está prevista para ser efetivada no início de outubro, quando serão transferidos os presos abrigados nas delegacias de Polícia de Fortaleza e Região Metropolitana - justamente por causa da lotação nos presídios.
A administração será da Companhia Nacional de Administração Prisional (Conap), empresa cearense contratada sem licitação

26/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 26 - O Governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) nomeia, a atual procuradora geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, para continuar no cargo por mais dois anos.
Ela foi a mais votada na lista tríplice, com 277 votos, contra 154 dados a procuradora Maria Iracema do Vale Holanda (Iracema Holanda) e 136 dados ao procurador Nicéforo Fernandes de Oliveira.

26/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 26 - No Palácio da Luz, na Rua do Rosário nº 1, sede da Academia Cearense de Letras - ACL, realiza-se, às 19h30min a posse da diretoria da Academia Fortalezense de Letras, presidida pelo advogado e jornalista Cid Sabóia de Carvalho (Cid Carvalho), tendo na vice-presidência Matusahila Santiago e secretário geral José Luís Araújo Lira .
O presidente da Academia Cearense de Letras - ACL, Artur Eduardo Benevides é o presidente de honra da nova academia.

27/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 27 - Um helicóptero Bel 206, prefixo PT-HVF, com cinco pessoas caiu no parque Genibaú, em Fortaleza.
A aeronave conduzia técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao interior do Estado.
Os quatro técnicos e o piloto ficaram feridos e foram transportados para o Instituto José Frota.

27/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 27 - Às 21h realiza-se no Ideal Clube, durante jantar, a entrega do Troféu Sereia de Ouro em sua 32ª edição, sendo agraciados a religiosa Maria José Bastos Silveira (Elisabeth Silveira), o teatrólogo Luís Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra), o jornalista Luís Edgar de Andrade e o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra (Roberto Cláudio Bezerra).
O troféu Sereia de Ouro foi criado por Edison Queirós

29/Setembro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - setembro - 29 - Inaugurada, pelo prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães) a Avenida Professor Glauco Lobo, trecho da Avenida Perimetral Sul de 2,5 quilômetros, situado entre a Avenida Osório de Paiva e a Avenida Godofredo Maciel.
Com a duplicação, a via passou a ter duas pistas variando de 9,5 a 10,5 metros de largura.

04/Outubro/2002

Fonte:Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - Nirez

2002 - outubro - 04 - Abre-se, no Centro de Convenções do Ceará, a 5ª Bienal Internacional do Livro - Ceará, com o tema "De Conselheiro a Suassuna ou Como o Sertão virou um Mar de Livros" e logotipo de Aruano Suassuna.
O período é de quatro a 13.

retorna Registros de 10921a 10940.  Ir para os   Primeiros . Anteriores . Próximos . Últimos .